Sintsama-RJ realiza encontro de cipeiros da Cedae
Fortalecer as CIPAs e os trabalhadores
A sede do Sintsama-RJ recebeu, no dia 9, o encontro de cipeiros da Cedae. O debate abordou diversos pontos sobre a necessidade da segurança e da saúde dos trabalhadores.
O presidente do Sintsama-RJ, Vítor Duque, abriu o encontro ressaltando as ações da entidade na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores, e o presidente da CTB-RJ, Paulo Farias. Também fizeram apresentações, o vice-presidente do Sindicato, Humberto Lemos, que abordou as NRs, o diretor Jorge Valle, que apresentou o cenário sobre a segurança no trabalho, o diretor João Xavier, o técnico de segurança do trabalho, Paulo José, e Heron Pereira.
O encontro contou com as presenças de Ana Luiza Caldas, que atua na fiscalização através do Ministério do Trabalho, que reforçou o papel das CIPAs, como instrumento para combater o assédio, entre outros pontos. Caldas convidou o Sintsama-RJ para a atividade que será realizada em 9 de junho, o Dia do Cipeiro.
Por fim, a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Dani Moretti, destacou a necessidade dos trabalhadores ocuparem os espaços de debate sobre a saúde dos trabalhadores. Moretti disse ainda que o Sintsama-RJ pode indicar dois nomes para o Conselho Estadual de Saúde e que a NR do saneamento deve ser enviada ao conselho e para as centrais sindicais.
O Sintsama-RJ vai entregar um documento para a Cedae, com propostas que destacam a saúde e a segurança dos trabalhadores. O Sindicato também vai propor a mudança na NR 5, para que seja ampliada a vigência do mandato dos cipeiros de um para dois anos, com direito a uma recondução, mantendo a estabilidade do cipeiro após o mandato, pelo mesmo período. Por fim, a realização de um encontro de cipeiros para todas as empresas de saneamento e do meio ambiente.
Comentarios