Seminário vitorioso: Sintsama-RJ debate marco regulatório do saneamento e luta em defesa da Cedae
Na última sexta-feira, dia 3, o Sintsama-RJ promoveu um seminário de extrema qualidade, com muito conteúdo, tratando do saneamento no Rio de Janeiro e no Brasil. O encontro contou com a presença de diversas autoridades, dezenas de trabalhadores e de sindicatos do país.
O seminário destacou a importância de alterar o marco regulatório do saneamento de Bolsonaro (Lei 14026/2020), que impede o investimento público nas empresas estatuais de água e saneamento. Também ficou definida realização de uma caravana à Brasília para cobrar do governo federal essa mudança na lei. Além disso, ficou aprovada a realização de um encontro nacional com os trabalhadores do saneamento, através da CNTI. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Comerciários, no centro do Rio, e contou com a participação do presidente da entidade, Márcio Ayer, e outros diretores.
Na parte da manhã, a mesa conduzida pelo presidente HUMBERTO LEMOS e o diretor executivo, JOÃO XAVIER, foi composta pelas representações sindicais: SINTAEMA-SP (JOSÉ ANTÔNIO FAGGIAN), SINTAEMA-SC (LEONARDO LACERDA DA SILVA), SAECMAC-PARANÁ (PEDRO LUIZ), O PRESIDENTE NACIONAL DA CTB, ADÍLSON ARAÚJO, FENATEMA (CHICÃO), STAECNON (HÉLIO ANOMAL), O PRESIDENTE DA CTB-RJ (PAULO FARIAS). O debate tratou da organização dos trabalhadores em defesa do saneamento e da água públicas.
Na parte da tarde, continuaram os debates sobre o marco regulatório, a construção de uma política estadual de saneamento e como fazer o enfrentamento contra a abertura de capital da Cedae. Nesta mesa estiveram os deputados LUIZ PAULO CORREA DA ROCHA E DANI BALBI, O VEREADOR DE BELFORD ROXO, IGO MENEZES, O EX-DEPUTADO WALDECK CARNEIRO E O MARCOS MONTENEGRO (ABES e Ondas), que também defenderam a importância da Cedae pública. A proposta é criar um fundo com recursos para o saneamento e a água.
Comments